
A série Oneechanbara coloca os jogadores no controle de uma menina solitária (ou em jogos posteriores, duas meninas com a capacidade de marcar fora) contra uma legião de mortos-vivos. Jogadores orientar seus personagens através dos estágios, completando tarefas enquanto cortar através dos inimigos. Arma é o jogador-personagem torna-se progressivamente coberta de sangue, fazendo com que seus ataques a ser mais lento e infligir menos dano, mesmo ficando preso em inimigos se ficar muito ruim. Este é representado por um "medidor de sangue", mostrando o quão sujo a arma é. Para evitar isso, os jogadores devem limpar ativamente fora de sua espada para manter o medidor de sangue de encher.
Além disso, há também a do medidor "Blood Lust". Como um personagem mata os inimigos, este medidor começa a encher. Uma vez que o metro está cheio, o personagem vai entrar em um "frenesi de sangue". Isto dá ao personagem um aumento no poder de ataque, mas drena a saúde. Para se recuperar de um frenesi de sangue, o jogador precisa usar itens estátua, que são descartados pelos inimigos mortos. Além disso, cada nível irá conter uma grande estátua. Indo para a grande estátua irá remover o frenesi de sangue e também recuperar qualquer saúde perdida.
Ao contrário dos zumbis estereotipadas, a maioria dos mortos-vivos encontrados nesta série de jogos não são mortos automaticamente por decapitação; alguns poderiam continuar a atacar, mesmo depois de perder seus torsoes superiores. Este é brevemente explicado em Onechanbara: Bikini Zombie Slayers pela noção de que, enquanto seres humanos mortos devido a infecção com fluido corporal dos mortos-vivos serão zombified, a maioria dos mortos-vivos não são cadáveres reanimada, mas são meramente feito por algum poder sobrenatural que os criou para ser semelhante aos seres humanos.